Com a reorganização da estrutura, governo passa a ter quatro secretarias em 2018

Câmara de Santa Clara do Sul – Os vereadores aprovaram cinco projetos na sessão da semana passada, dia 1º de novembro. Um deles reorganiza a estrutura administrativa do governo municipal. Dessa forma, em vez das atuais nove pastas, ficam estabelecidas quatro secretarias a partir de janeiro de 2018.

A Secretaria de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico englobará as pastas de Administração, Planejamento, Fazenda, Indústria, Comércio e Turismo. A Secretaria de Infraestrutura envolverá as áreas de Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Saneamento Básico. A terceira secretaria reúne Saúde e Assistência Social e a quarta será composta pelas pastas de Educação, Cultura, Desporto e Juventude.

As secretarias extintas serão incorporadas por coordenadorias e departamentos. Sendo assim, os serviços oferecidos serão mantidos normalmente, mudando apenas a nomenclatura. Trata-se de um processo de atualização, considerando que a legislação existente é de 2007. A ação visa maior eficiência, eficácia e qualidade no atendimento prestado aos cidadãos, modernizando e aperfeiçoando o modelo de gestão pública.

Minicarregadeira

Outra matéria aprovada permite que o Executivo abra um crédito suplementar de até R$ 190 mil visando à compra de uma minicarregadeira com acessórios de caçamba e vassoura a ser utilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural. A máquina será utilizada para a limpeza de aviários, varrição de ruas pavimentadas no centro da cidade e recolhimento de lixo verde.

O governo municipal também foi autorizado a contratar, em caráter temporário e atendendo excepcional interesse público, um farmacêutico de até 40 horas semanais. O objetivo é atender a demanda da Secretaria Municipal da Saúde até que seja realizado um concurso público, que está em fase de licitação. A contratação será mediante Processo Seletivo Simplificado.

O Legislativo aprovou, ainda, o projeto que denomina a Rua B do Loteamento Anschau, localizada em paralelo com a Avenida 28 de Maio, de Maria Anita Anschau. A matéria atende pedido do filho da homenageada, seu Loreno Anschau.

Nascida em 3 de junho de 1926, Maria Anita Anschau foi agricultora e dona de casa. Esposa do de Lauro Anschau, teve três filhos: Loreno, Lisane Maria e Marlene, cuja família colaborou no crescimento do município. Faleceu em 29 de outubro de 2007. A rua denominada com o seu nome fazia parte da propriedade da família, o que justifica a homenagem.

Por fim, os vereadores aprovaram, em primeira instância, a proposta de emenda à Lei Orgânica que altera a redação do artigo 113, passando a vigorar da seguinte forma: “É assegurada a gestão democrática no Ensino Público no âmbito das Escolas Municipais, nos termos estabelecidos em Lei específica, em consonância com o Plano Municipal de Educação”.

Assembleia

O suplente de vereador Tony Goergen (PDT) assumiu uma cadeira na Câmara. Ele agradeceu pela oportunidade e convidou os colegas vereadores, o prefeito e o vice a participarem da assembleia do Clube Centro de Reservistas que ocorrerá no dia 27 de novembro, às 20h30min. Entre os assuntos a serem debatidos estão as piscinas, a situação atual da entidade e novo quadro de sócios, que ultrapassa 200 pessoas.

Data de publicação: 06/11/2017

Créditos: Assessoria de Imprensa