Valdir König e Márcio Haas falaram sobre obras e serviços nas áreas de infraestrutura e saúde

Câmara de Santa Clara do Sul – Serviços prestados nas áreas de infraestrutura e de saúde do município foram destaque na sessão do Legislativo realizada na semana passada, 15 de agosto. Valdir König (PTB) elogiou a administração municipal pelas obras feitas tanto no centro quanto no interior.

Segundo o vereador, em um ano e sete meses de governo foram asfaltadas as ruas José Francisco Allgayer, 15 de Novembro, São Francisco Xavier e Albino Weiler. Também está em andamento a pavimentação da Avenida Emancipação, que até o fim do ano deve estar aberta até a Calçados Beira Rio e toda asfaltada. “O que será muito importante para desafogar o trânsito pesado do centro”, acrescentou.

König ainda ressaltou a obra de retificação da estrada em Picada Santa Clara, na subida após a antiga fumageira, visando à futura pavimentação do local. “Havia curvas acentuadas e perigosas naquele trecho, o que vai melhorar muito assim que a estrada estiver em linha reta”, observou o vereador, que também aproveitou para elogiar o bom estado de conservação das estradas do interior.

De acordo com o petebista, dos 50 maiores produtores do município, 32 são suinocultores. “O que demonstra a importância do trabalho feito nos primeiros anos de governo do prefeito Paulo Kohlrausch para fortalecer a suinocultura”, citou. Também se referiu à relevância da Mafra a Santa Clara do Sul, que hoje é a segunda maior empresa em retorno de ICMS ao município. “Todo o nosso esforço na época em que eu era secretário municipal para convencer a empresa a se instalar em Santa Clara valeu a pena”, lembrou.

Por fim, König salientou o bom trabalho desenvolvido nas áreas da educação, saúde e gestão e agradeceu aos colegas pela oportunidade recebida de poder ocupar uma cadeira na Câmara.

Atendimento na UPA

Márcio Haas (PTB) aproveitou o espaço da tribuna para reforçar a informação de que os pacientes de Santa Clara do Sul estão sendo encaminhados à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Lajeado desde abril deste ano. Casos considerados graves e urgentes, por sua vez, continuam sendo atendidos no Pronto-Socorro (PS) do Hospital Bruno Born. Porém, nesse caso, é necessária uma regulação da equipe médica do Posto de Saúde do município ou da UPA.

Haas também comunicou que em casos menos graves e quando houver dificuldade de contato com o plantão das ambulâncias devido à precariedade do sinal telefônico, os pacientes podem ser levados diretamente à UPA, que também serão atendidos. “Importante esclarecer que não é o fato de o paciente ser levado pela ambulância que fará com que ele seja atendido mais rápido. É a gravidade do caso que define isso”, mencionou.

O vereador disse ter constatado uma maior rapidez no atendimento e uma maior proximidade com o paciente desde que os serviços começaram a ser prestados na UPA. “Como motorista de ambulância, percebo que o atendimento na UPA está bom e que deve se manter assim, afinal são pagos para isso”, comentou. Haas também pediu aos colegas para que auxiliem na divulgação dos números do plantão das ambulâncias, que são o 51 99971-8595 (Vivo) e 51 98918-6089 (Claro).

Data de publicação: 21/08/2018