Objetivo é fortalecer as ações voltadas ao setor com a participação da sociedade

Os vereadores aprovaram dois projetos na sessão da semana passada, dia 28 de agosto, que fomentam as políticas culturais do município com a participação da sociedade.

Um deles regula o Sistema Municipal de Cultura, que objetiva promover o desenvolvimento humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais. Integrado ao Sistema Nacional de Cultura, se constitui no principal articulador, no âmbito municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e comunidade.

A cultura hoje é considerada elemento estratégico da chamada nova economia ou economia do conhecimento, que se baseia na informação e na criatividade, impulsionadas pelos investimentos em educação e cultura.

O Sistema Municipal de Cultura explicitará as prioridades da cultura, as conexões entre os seus componentes e os programas, projetos e ações que devem ter recursos assegurados.

A adesão ao Sistema Estadual de Cultura e ao Sistema Nacional de Cultura é pré-requisito para a participação do município em editais e ações de promoção realizadas pelo Pró-Cultura RS e pela Secretaria Especial da Cultura.

Também foi aprovada a criação do Conselho Municipal de Política Cultural, que se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, operacionalizando a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil, ligados à cultura.

O conselho tem como principal atribuição atuar, com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura, na elaboração, acompanhamento da execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura consolidadas no Plano Municipal de Cultura.

Escola Gustavo Seidel apresenta atividades

O espaço denominado de “Comunidade na Câmara” teve a participação de representantes da Escola Municipal Gustavo Seidel, de Sampainho. Na oportunidade, foi compartilhado um pouco dos trabalhos desenvolvidos no educandário, que atualmente conta com sete profissionais, entre professores e funcionários, e atende 46 crianças do pré ao 2º ano.

De acordo com a diretora Raquéli Aroldi Girardi, a Gustavo Seidel passou a ser uma escola alfabetizadora, considerando que os alunos possuem entre 4 a 7 sete anos. “Por isso, além de alfabetizar e ensinar, damos um enfoque no lúdico”, observou. O educandário funciona das 6h45 às 17h, de segunda a sexta-feira. As aulas ocorrem na parte da manhã e à tarde são realizadas as atividades do turno integral, como dança, teatro, horas do conto, músicas e manutenção da horta, indo ao encontro do objetivo do programa Santa Clara Mais Saudável.

Raquéli também ressaltou a importância da participação das famílias nas ações realizadas na escola. “Os pais têm colaborado, o que gera uma maior integração e resultados ainda mais satisfatórios”, frisou a diretora, que tem estimulado os familiares a virem até a escola para interagirem e conferirem in loco as atividades desenvolvidas.

O principal projeto realizado na escola é denominado de “Eu sou, tu és, nós somos assim”. Ele visa trabalhar assuntos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade e agroecologia. “E dentro desse projeto maior, desenvolvemos várias atividades importantes, como o empreendedorismo por meio do JEPP, a educação emocional, ambiental e fiscal, além de outras ações que visam desenvolver a consciência das crianças”, salientou a diretora.

Numa das atividades, os alunos visitaram a propriedade do produtor de orgânicos, Elson Allgayer, onde puderam conhecer o processo de cultivo dos alimentos agroecológicos. Na escola, as crianças mantêm uma horta com vários produtos. “Eles ajudam a plantar, colher e, inclusive, chegaram a montar os seus próprios sanduíches com produtos saudáveis colhidos da horta”, mencionou Raquéli.

O vereador Márcio Haas (PTB) parabenizou a direção, professores e funcionários da escola pelo trabalho desenvolvido. Segundo ele, é notório o empenho de todos os profissionais. “Vocês não se cansam de buscar ferramentas, se aperfeiçoar, para levar conhecimento para os alunos. Fico lisonjeado em tê-los aqui. Felicidade minha e dos demais vereadores. As beneficiadas são as nossas crianças”, destacou.

Data de publicação: 02/09/2019