Entidade foi fundada em 1992 e teve o senhor Olavo Weber como o primeiro presidente

Câmara de Santa Clara do Sul – A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santa Clara do Sul, Maria Lovani Ely, utilizou o espaço da tribuna para falar sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, que foi fundada em 31 de agosto de 1992 e teve o senhor Olavo Weber (em memória) como o primeiro presidente.

Lovani agradeceu o espaço oportunizado pela Câmara para que em julho o STR pudesse expor e divulgar o seu trabalho na sede do Legislativo. Segundo ela, a entidade tem como objetivo principal atender bem os associados e não associados. “Além de presidente do sindicato do município, atuo como coordenadora regional das mulheres trabalhadoras rurais há 19 anos”, salientou.

Integrante do movimento sindical há 33 anos, a presidente enalteceu o trabalho realizado por todos os 15 membros da diretoria e funcionários da entidade. Entre os serviços oferecidos pelo sindicato estão a realização de contratos, compra e venda, cadastros, declarações de aptidão ao Pronaf, requerimentos, ofícios, aposentadorias a associados, auxílio em caso de doenças e acidentes de trabalho, salário-maternidade, entre outras atividades. Nas quartas-feiras à tarde o sindicato possui uma advogada que atende os agricultores. Ainda existem convênios com profissionais de saúde.

Lovani ainda ressaltou o orgulho em poder representar a diretoria, funcionários e trabalhadores rurais de Santa Clara do Sul, mesmo enfrentando obstáculos como a sucessão rural e as dificuldades financeiras. A presidente ainda convidou a todos para a missa do colono e motorista com almoço no Salão Paroquial e para a festa dos 27 anos do sindicato, que ocorrerá no dia 25 de agosto.

Presidente do Legislativo, Helena Herrmann parabenizou o STR pela sua trajetória em defesa dos trabalhadores rurais, sobretudo na época em que tiveram participação fundamental para a conquista da aposentadoria às mulheres do campo. Ressaltou a exposição realizada na Câmara, a qual retrata o trabalho dos agricultores do município, e desejou muito sucesso a todos.

Rotary Club Santa Clara

O vereador Márcio Haas representou a Câmara no evento do Rotary Clube de Santa Clara do Sul que marcou a passagem do cargo de presidente para Samanta Adams. Ela assume no lugar de Cristiano Monteiro. “Ouvimos muitos elogios dos integrantes da entidade pela parceria com o Executivo e o Legislativo do município. O Rotary é uma entidade composta por pessoas que realmente querem ajudar, sem a necessidade de méritos”, observou.

Haas também estendeu as saudações do representante do governador regional do Rotary aos colegas vereadores, administradores do município e a toda a comunidade pela pujança e organização de Santa Clara do Sul. “Na sua fala, ele citou que a prefeitura não deve ser a única responsável pelo desenvolvimento do município, mas que todas as pessoas devem ajudar”, mencionou.

Além disso, o vereador reforçou a informação dos membros da diretoria do Rotary Santa Clara de que a entidade possui um banco ortopédico à disposição da comunidade, o qual conta com camas hospitalares, guindaste, cadeiras de banho e de rodas, muletas, entre outros equipamentos.

Helena Herrmann também ressaltou o trabalho realizado pelo Rotary Club Santa Clara que, segundo ela, é uma entidade extremamente importante para auxiliar o governo municipal na prestação de serviços à comunidade.

Memorial Lauro Mathias Müller

Helena Herrmann representou a Câmara de Vereadores no evento “De Portas Abertas”, da Rádio Independente, cujo objetivo foi apresentar às autoridades regionais o Memorial Lauro Mathias Müller, que faz homenagem ao fundador da rádio. “É um espaço muito bonito para lembrar a história desse veículo de comunicação. No memorial é possível escutar as vozes e programas antigos, além de fotos, rádios e informações diversas”, frisou.

Segundo a presidente do Legislativo, durante o encontro os participantes também receberam um livro que retrata toda a história da rádio. “O Lauro Müller teve participação importante nas comunidades. Foi ele quem criou as sociedades conveniadas, por exemplo. A Rádio Independente se confunde com a história do Vale do Taquari”, citou.

Helena informou que o memorial está aberto à visitação durante o horário de expediente da rádio. Também é realizado um trabalho junto às escolas da região para que os alunos conheçam o local e, consequentemente, haja uma aproximação maior da rádio com o público jovem.

Concurso de poesias

A exemplo de 2018, o Concurso Municipal de Criação e Declamação de Poesias, que neste ano chega à nona edição, premiará os vencedores. O projeto autorizando o Executivo a realizar o investimento foi aprovado pelos vereadores na sessão da semana passada, 17 de julho.

Os primeiros e os segundos colocados de cada uma das 12 categorias receberão vale-compras de R$ 150 e R$ 75, respectivamente, somando o valor total de R$ 2,7 mil, que deverão ser gastos no comércio local para aquisição de materiais escolares, didáticos e pedagógicos, livros de leituras, de informática ou similares, bem como calçados e vestuário que possam ser utilizados nas escolas.

Lançado em maio, o concurso abrange o público estudantil e toda a população de Santa Clara do Sul. O tema deste ano é “Semeando um futuro sustentável”. Entre os objetivos estão o estímulo à produção poética e textual, interpretação e revelação de novos talentos a partir da declamação de poesias. Além disso, o governo municipal pretende integrar as escolas e a comunidade em geral.

Data de publicação: 22/07/2019