Ação faz parte do projeto Comunidade na Câmara, lançado em março deste ano

O projeto Comunidade na Câmara, que estimula uma maior interação da população com o Legislativo por meio de um espaço criado para entidades, grupos e instituições divulgarem seus trabalhos, teve a participação da direção da Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler na sessão da semana passada, dia 14.

Na oportunidade, a diretora Jordana Giongo Heisler, acompanhada da vice Débora Schabbach Ely e da coordenadora pedagógica Rosileni Reckziegel, apresentou a estrutura e as principais atividades desenvolvidas no colégio. A escola conta com 30 funcionários, incluindo professores, educadores, monitores, cozinheiras, serventes, estagiárias e zelador. No total são 220 alunos, atendidos do 1º ao 4º ano, em turno integral.

De acordo com a diretora, além do conteúdo programático, o turno escolar possui quatro projetos maiores, que são “Viajando na Leitura”, “Semeando e Preservando Nosso Futuro (Educação Ambiental)”, “Fortalecendo a Cidadania para Construção de um Mundo Melhor (Educação Fiscal e Empreendedora)” e “Aprendendo e Educando meu EU (Educação Emocional)”.

Entre as ações realizadas estão paradas para leitura, horas do conto, recolhimento e separação do lixo, educação ambiental na comunidade, atividades em meio à natureza, atividades práticas de educação fiscal e empreendedora, Círculos de Construção de Paz e atividades práticas voltadas ao controle emocional.

No turno oposto ao de aula, Jordana informou que são realizadas oficinas direcionadas ao empreendedorismo, técnicas domésticas, brinquedos ou jogos coletivos e momentos para explorar espaços alternativos do município. “Temos atividades no turno oposto de segunda a sexta-feira, sendo realizada uma oficina por dia”, salientou.

Um dos destaques é o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que estimula os estudantes a desenvolverem atitudes empreendedoras no ambiente escolar. Inclusive, uma iniciativa realizada em 2018 pelos alunos do 3º ano conquistou o segundo lugar no Estado no Prêmio Educação Empreendedora promovido pelo Sebrae RS.

E como forma de demonstrar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no JEPP, o colégio programou a segunda edição da Feira do Empreendedor na Escola, que ocorrerá no dia 26 de outubro. Na ocasião serão vendidos os produtos criados pelas crianças, despertando o espírito empreendedor desde cedo.

O vereador Gilmar Hermes parabenizou a direção e todos os funcionários da escola pelo trabalho desenvolvido. “Temos uma parceria de muitos anos atuando juntos na educação do município. Além de ter sido secretário durante oito anos, fui professor nas escolas do interior e sei o quanto lutamos por demandas como o EJA, que começou em Alto Arroio Alegre em 2006 e depois foi ampliado para todo o município”, lembrou.

Hermes acredita que trabalhar com projetos é o caminho para ter uma educação de qualidade. Salientou o engajamento e a participação de toda a comunidade escolar para a melhoria constante do ensino no município. Inclusive, esse empenho foi reconhecido neste ano quando a escola recebeu um prêmio estadual pelo Sebrae RS. “Em 2009, 2010 e 2011 também fomos premiados na educação. Receber um prêmio é um estímulo que mostra que estamos no caminho certo”, disse.

O vereador ainda observou que ser professor nos dias atuais exige muito preparo, competência, dedicação e amor à profissão. “Ainda mais numa época em que muitas famílias têm terceirizado o dever de educar os filhos para as escolas. Que bom que vocês vieram compartilhar as atividades realizadas na Câmara de Vereadores. Essa abertura para as instituições, entidades e grupos do município apresentarem seus trabalhos no Legislativo tem sido muito positiva. A iniciativa da presidente Helena tem gerado um engajamento maior com a comunidade”, frisou.

Márcio Haas também parabenizou a equipe da Escola Sereno Afonso Heisler pelo trabalho desempenhado. “Nós, como cidadãos de Santa Clara do Sul, temos que agradecer pela dedicação em cuidar das nossas crianças. Os resultados de hoje são reflexo do que foi plantado no passado. Fui secretário junto com o Gilmar Hermes e o Eduardo Ferla e recordo dos desafios para melhorar o município, principalmente na educação e na saúde, que são prioridade. Em outras oportunidades já falei do esforço do nosso colega Gilmar na época em foi secretário para implantar o turno integral, que hoje beneficia toda a comunidade escolar”, mencionou.

Projeto aprovado

A matéria que cria uma gratificação especial de Coordenação dos Serviços da Unidade Básica de Saúde foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Trata-se de uma atribuição importante para melhorar ainda mais o atendimento prestado à população.

Márcio Haas falou da importância de os colegas vereadores buscarem os projetos com antecedência para que tenham tempo hábil para analisá-los e debatê-los. “A administração municipal manda projetos importantes, bem elaborados e que dizem respeito a toda comunidade, por isso é necessário avaliar bem para evitar equívocos e erros. Ainda mais quando se trata de temas mais abrangentes, que mudam o dia a dia da nossa população, como foi o caso do Plano Diretor. Não podemos ficar com dúvidas. Inclusive, temos prezado pela transparência entre os vereadores”, salientou.

Data de publicação: 19/08/2019