Município, que tem projeto de erguer a Santa no morro, tem procissão no próximo dia 11

Antecipando a procissão motorizada em homenagem à Santa Clara de Assis, marcada para o feriado municipal do próximo dia 11, o padre Ênio Orlando Griebeler participou da sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul nessa quarta-feira, dia 7. Com a imagem da Santa disposta sobre a tribuna, o padre contemplou alguns aspectos dos dados biográficos, da espiritualidade, sobre o milagre do pão, sobre a Santa ser padroeira da televisão e sobre a canonização.

O padre ressaltou a importância da religiosidade para o turismo de Santa Clara de Sul, como um centro de peregrinação. Além da procissão, citou o projeto da Administração Municipal para erguer a imagem da Santa em um morro da cidade. “Dentro do contexto religioso existe o braço do turismo para estruturar e dinamizar as condições para que os peregrinos sejam bem acolhidos e bem atendidos.”, disse. “Que todos os peregrinos possam sair deste local com muita paz no coração”

Conforme ele, muitos milagres já foram registrados pela intercessão de Santa Clara enquanto ainda estava viva e também depois de seu falecimento. Um dos mais expressivos, disse, foi quando os sarracenos (muçulmanos) invadiram Assis e tentaram entrar no Convento das Clarissas. “Santa Clara pegou o ostensório com o Santíssimo Sacramento e disse aos invasores que o Cristo era mais forte que todos eles. Então, inexplicavelmente, todos, tomados de medo, fugiram sem saquear o convento”, disse o pároco. “Por isso, Santa Clara é representada com suas vestes marrons segurando o ostensório.

Presidente do Legislativo, Helena Herrmann agradeceu ao padre por ter aceitado o convite, e disse que a explanação sobre a Santa e a procissão é mais um passo importante para que o centro de peregrinação se torne realidade.

Dados biográficos de Santa Clara de Assis

Santa Clara nasceu no dia 16 de julho de 1194, e faleceu no dia 11 de agosto de 1253, em Assis, na Itália. De família rica, seu pai, Favarone Scifi, era conde. Sua mãe chamava-se Hortolana Fiuni. Clara era neta e filha de fidalgos, e vivia em um palácio da cidade. Mas ela trocou essa riqueza e aristocracia pela humildade e pobreza do estilo de vida proposto e testemunhado por São Francisco de Assis.

A família de Clara já planejava o casamento dela, por conveniência econômica e social, quando jovem, aos 18 anos, surpreendeu a todos com um gesto ousado: inspirada pelo profundo desejo de seguir a Cristo e pela intensa admiração a São Francisco, Clara deixou a casa paterna e, junto com a amiga Bona di Guelfuccio, se juntou secretamente aos frades menores na igrejinha conhecida como Porciúncula. Era a noite de Domingo de Ramos de 1211.

Nessa ocasião, enquanto os frades seguravam tochas acesas, Francisco cortou os cabelos de Clara e lhe deu um rude hábito penitencial. Ela se tornou assim a virgem noiva de Cristo, humilde e pobre, e a Ele consagrou totalmente, resistindo com decisão à severa oposição da família.

A própria Clara fala assim de Jesus a toda a mulher que se devota completo a Ele: “Amando-o, sereis casta; tocando-o, sereis mais pura; deixando-vos possuir por Ele, sereis mais virgem. O seu poder é mais forte, a Sua generosidade mais elevada, o Seu aspecto mais belo, o Seu amor mais suave e toda graça mais fina. Agora estais apertada pelo abraço Dele”.

Projetos aprovados

Três projetos foram aprovados por unanimidade durante a sessão. Entre eles o projeto 070, que autorizou o Executivo a contratar, temporariamente, os profissionais que para atendimento no Programa Santa Clara Mais Feliz: dois psicólogos, um terapeuta ocupacional, um assistente social, e dois profissionais de Educação Física.

A vereadora Helena enalteceu o programa Santa Clara Mais feliz, e falou sobre a importância de atender a demanda das pessoas com problemas emocionais – intensificados por conta da pandemia. Disse que espera que este complexo programa ajude a população, e afirmou que os vereadores têm o dever de participar e de auxiliar para que o projeto dê certo. Ela parabeniza o prefeito Paulo pelos projetos dos últimos meses: O santa Clara Mias Feliz e ainda o Educação para Todos, que dá oportunidades para as pessoas.

Já o projeto  projeto 069 autorizou o Executivo a abrir um Crédito de R$ 66 mil para a Educação. Com a aprovação do projeto 068, vereadores autorizaram o Município a utilizar uma área 202,18m² para ampliar o pátio aos fundos da futura EMEI.

Data de publicação: 06/08/2021

Créditos das Fotos: Leonardo Heisler