Um projeto sobre investimentos foi aprovado

Vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão realizada nessa quarta-feira, dia 1º, o projeto que autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Suplementar no valor de R$ 466 mil. O dinheiro será usado para a manutenção e conservação das vias centrais do Município e nas principais estradas de acesso à cidade: Estrada Geral para Picada Santa Clara, Estrada Geral para Nova Santa Cruz e cordão lateral da ERS 413. De acordo com o Executivo, a implantação do roteiro turístico no Município torna o investimento fundamental.

A sessão também contou com a entrada do projeto que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2022. Os documentos podem ser acessados no site do Legislativo: www.santaclaradosul.rs.leg.br.

Vereadora pede respeito nas sessões

Na tribuna, a presidente do Legislativo, vereadora Helena Herrmann, falou sobre a importância de haver respeito no Legislativo. Citando o dicionário, informou que a palavra representa o valor que evita que se aja de modo mesquinho, perigoso ou condenável em relação a uma pessoa; um conceito que se aplica a todos os contextos: casa, trabalho, vizinhança e sociedade.

Disse que estamos convivendo o tempo todo com outros indivíduos e que apenas com respeito é possível que isso aconteça de modo pacífico. Ressaltou que é preciso agir com respeito dentro do ambiente da Câmara de Vereadores, tanto em relação aos colegas como em relação às ideias, entendendo que ninguém está na Casa para concordar com tudo que é proposto e dito. Reforçou que respeitar as ideias e posições é de suma importância para um Estado Democrático.

Disse que não se pode admitir que sejam proferidas palavras de baixo calão e ofensas pessoais na Câmara, e que em 13 anos de vereança, passadas quatro eleições e discussões diversas, nunca haviam sido proferidas ofensas pessoais e palavrão a alguém como o que foi verificado na sessão anterior. Disse que espera que haja respeito nesses próximos 3 anos, e que seja um mandato de muita discussão pelos projetos e ideias novas que vão surgir para o desenvolvimento do município.

A vereadora salientou que foi procurada por diversas pessoas que estavam presentes no Plenário da Câmara na semana anterior, que presenciaram o ocorrido e que se mostraram perplexas, cobrando providências. Ela afirmou que está analisando o caso, pois pensa que vale muito mais a pena concentrar as energias em condutas em prol do povo do que focar em situações de tão baixo nível.

Elogios à Administração

Marlene Schonarth também pediu mais respeito nas sessões da Câmara, reiterando que todos são civilizados e que têm o dever de representar o povo, e não interesses pessoais. Lamentou ver tantas críticas ao governo, quando no seu entendimento o gestor merece aplausos pelo trabalho. Disse que hoje Santa Clara do Sul é uma cidade linda, muito escolhida para morar. Reforçou que a saúde está de parabéns no atendimento ao povo, e pediu em qual município as enfermeiras estão indo para o interior fazer vacinas e visitar as pessoas acamadas.

Projeto retido

Foi retido em comissão o projeto que estabelece a implantação de normas para abertura, funcionamento e fiscalização de pessoas físicas ou jurídicas que exercem atividade de cuidador e centros de recreações privados.
A vereadora Rosani Richter disse que o projeto fica amplo quando, em um parágrafo, se refere a pessoas que exercem a atividade de cuidador, sem a especificação de qual público. Disse que existem vários segmentos de cuidadores, como os cuidadores de idosos, e que sabe que muitas famílias precisam de alguém para cuidar dos idosos. Reforçou que é muito difícil para cuidadores de idosos, por exemplo, se legalizarem, pois muitos trabalham apenas de forma esporádica. Portanto, a vereadora sugeriu mudanças na redação do projeto para especificar que é voltado para pessoas que cuidam de crianças e de adolescentes.

Vereador pede agilidade na troca de lâmpadas

O vereador Airton Teloken cobrou agilidade da Administração Municipal em serviços relativos a troca de lâmpadas e instalação de novos pontos de luz. Citou três situações que segundo ele estão demorando há mais de um mês, e pediu o porquê da demora. Disse que o contribuinte paga pela iluminação pública e tem direito de receber.

Helena responde questões levantadas por vereadores

Em resposta a um assunto sobre a pediatria levantado pela vereadora Rosani na sessão anterior, a vereadora Helena reforçou que nenhuma criança ficou sem atendimento. Reiterou que a pediatra é gestante, retornou após estar afastada por um período de 15 dias, e que vai se afastar em novembro, quando será chamado novo profissional pelo concurso, de forma temporária até que a médica retorne.

Disse que o clínico geral também pode atender criança de qualquer idade, e que em qualquer caso suspeito a criança é encaminhada para pediatra do Hospital Bruno Born, por meio de convênio com o Município. A vereadora afirmou que, após pedir informações na UBS, soube que ninguém se manifestou que ficou sem atendimento por não poder pagar pediatra.

Quanto ao assunto trazido pelo vereador Airton sobre o Parque das Flores, mostrou a lei de 14 de julho de 2017, a qual não se refere em especial ao que seria feito no condomínio. Disse que o local é bem atendido, com serviço de roçada, limpeza semanal da lixeira, conservação das ruas, e salientou que foi instalada uma praça com brinquedos novos, uma academia ao ar livre como banheiro feminino, masculino e para deficientes, e ainda feita a substituição da areia pela grama no campo. Disse que talvez a pessoa que chamou o vereador tinha um problema específico em sua casa.

Data de publicação: 02/09/2021

Créditos das Fotos: Leonardo Heisler