Inauguração da EMEI foi um dos assuntos mais comentados na tribuna

Oito projetos foram aprovados na primeira sessão ordinária de 2022 da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul. Entre eles, o que permite a reforma e ampliação do Cras (veja abaixo o resumo de todos os projetos). Os encontros ocorrem às quartas-feiras.

Na tribuna

Helena Herrmann falou sobre sua alegria de ter participado da inauguração da EMEI Criança Feliz, da alegria de dizer que ficou encantada por caminhar dentro da escola e imaginar a satisfação dos pais que podem levar seus filhos a um educandário dessa envergadura. Parabenizou o presidente Mauro, que era secretário da Educação na época, lembrando a caminhada dele e da equipe para trazer os recursos e executar o projeto.
Também abordou o plano de mobilidade urbana, do qual integra o conselho para debater as demandas no trânsito da cidade. Lembrou que vai ter audiência pública para se expor todo o trabalho a ser realizado, assim como buscar opiniões sobre soluções de mobilidade. Disse que é a oportunidade para a comunidade participar.

Ajuda aos agricultores

Eduardo Ferla falou do pedido que fez em nome da bancada do MDB sobre as sementes do milho troca-troca. Contou que o secretário Marião verá os trâmites legais para isentar os 998 sacos de milhos utilizados por agricultores. Lembrou que foram grandes as perdas por conta da estiagem, o que reforça a importância de assistência ao meio rural.

Vereador fala sobre obras

Jonas Marques também citou a inauguração da EMEI Criança Feliz, cumprimentando o presidente Mauro, na época secretário de Educação, assim como o atual secretário, Edson, e o prefeito Paulo. Disse que é uma satisfação ver os filhos estudando em uma escola tão equipada, e que o município vai colher os frutos quando as crianças se formarem. Para mensurar o crescimento econômico, lembrou que na última década o município quase triplicou o orçamento, passando de R$ 12 milhões para R$ 37 milhões, o que mostra o trabalho e a evolução. Citou algumas obras: a praça da Santa Clara na Avenida Emancipação, o parque linear que será inaugurado em março, o asfalto em nova santa cruz e o o parque agroecológico de Picada Santa Clara que estão em andamento. Disse que uma cidade bonita depende de obras bem executadas.

Presidente do Legislativo enaltece nova escola

Mauro Heinen ressaltou a importância da Nova EMEI Criança Feliz, que recebe alunos desde o dia 27 de janeiro. Convidou os colegas a conhecerem as instalações da escola em funcionamento, a qual define como moderna, ampla e segura. Informou que o Município realiza um processo de modernização das estruturas dos educandários, no interior e na cidade, o que beneficia quem estuda e quem trabalha nos locais. Também citou que a nova obra dá condição para o Município fazer a ampliação da estrutura na Coronel Diehl a fim de sair da sala alugada e ainda reformar a parte da frente, transformando em um centro de desenvolvimento ou uma praça para atender a população.
Lembrou que foi necessário muito esforça para montar o projeto da EMEI Criança Feliz e destravar a emenda em Brasília, citando o então Ministro Osmar Terra como um grande apoiador. Lembrou que a nova escola tem capacidade para atender até 200 alunos na faixa etária entre 1 e 5 anos, em uma área de 1,5 mil metros quadrados. Citou que o investimento foi de R$ 4,3 milhões, sendo R$ 2,4 milhões do FNDE e R$ 1,9 milhão do governo municipal, o que permitiu, além da estrutura física, muitos investimentos em equipamentos modernos, móveis, brinquedos e estacionamento. Por fim, informou que o investimento mensal por aluno é de R$ 980, totalizando R$ 11,8 mil por ano.

Projetos aprovados

PROJETO DE LEI Nº 010: altera dispositivos no Anexo I dos cargos de Assistente Social, Odontólogo de Saúde Bucal (ESF)
e Motorista Especializado, da Lei Municipal nº1666/2011, que trata do Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais.

PROJETO DE LEI N° 006: Autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Especial no valor de R$ 325.371,67. O dinheiro é voltado para a ampliação do CRAS.

PROJETO DE LEI N° 008, de 31 de janeiro de 2022: Autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito
Suplementar de R$ 64.000,00. O dinheiro será utilizado na aquisição de diversos itens de mobiliário e eletrodomésticos para as escolas da rede municipal de ensino.

PROJETO DE LEI CM Nº 01: Fixa o percentual de reajuste anual dos subsídios dos Agentes Políticos em 10,06%a partir de 01 de fevereiro de 2022.

PROJETO DE LEI Nº 007: Autoriza o Poder Executivo a convocar por até mais 20 horas semanais, um dos professores com contrato temporário da disciplina de Educação Física,
para atender a demanda devido à exoneração de titular
em 2021, sendo que não há banca de concursados.

PROJETO DE LEI N° 005: Autoriza o chamamento público para credenciamento de pessoas jurídicas prestadoras de serviços de Roçada.

PROJETO DE LEI N° 009: Autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Especial no valor de R$ 1.384,83.

PROJETO DE LEI N° 004: Estende a Gratificação de Difícil Acesso aos profissionais ocupantes dos cargos de Monitor e
Educador Infantil, lotados em Escolas Municipais classificadas de Difícil Acesso.

Data de publicação: 04/02/2022

Créditos das Fotos: Leonardo Heisler