Iara Kohlrausch foi convidada para a tribuna livre

O tema da saúde emocional esteve em foco na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul desta quarta-feira, 13 de março. A convite do vereador Jonas Marques, a secretária de Saúde e Assistência Social de Santa Clara do Sul, Iara Kohlrausch, discursou sobre os esforços da Administração Municipal em promover o bem-estar emocional da comunidade por meio do programa Santa Clara + Feliz.

Na tribuna, ela destacou que antes da implementação do programa, a pandemia havia gerado fortes transtornos emocionais não apenas em Santa Clara, mas globalmente. Explicou que o objetivo do programa teve o objetivo de promover a saúde emocional e elevar o bem-estar subjetivo da população local, combatendo problemas como depressão, ansiedade, violência e drogadição. A secretária enfatizou a importância de desmistificar o estigma relacionado à busca por ajuda psicológica e psiquiátrica.

Iara detalhou a variedade de serviços oferecidos pelo programa, incluindo rodas de conversa, arteterapia, artesanato, ginástica, zumba, yoga, dança, massoterapia, caminhada contemplativa e horta comunitária.

Além disso, ela apresentou dados sobre a abrangência do programa, destacando o número de grupos ativos, participantes de atividades físicas e rodas de conversa, além do total de pessoas atendidas. A secretária detalhou a distribuição dos serviços por toda a cidade e regiões adjacentes, mencionando especificamente as atividades realizadas em diferentes comunidades.

Iara aproveitou o momento para fazer um apelo aos vereadores e líderes comunitários presentes, solicitando que divulgassem o programa e encorajassem as pessoas a procurarem ajuda caso enfrentassem problemas emocionais. Ela também convidou todos os presentes para participarem da Semana da Felicidade, uma iniciativa organizada pelo Departamento de Saúde Emocional em colaboração com o programa Santa Clara + Feliz, que buscava promover o bem-estar e a felicidade na comunidade através de uma extensa programação de palestras, workshops, atividades físicas e momentos de reflexão.

Na tribuna, o vereador Jonas agradeceu à secretária pela explanação cumprimentou toda a equipe que trabalha para contribuir com a comunidade.

Data de publicação: 13/03/2024